Seu sirigueijo

Eu confesso: adoro Bob Esponja. Raramente assisto a algum filme infantil ao lado do João pela simples tarefa de lhe fazer companhia. Gosto de quase todos os filmes que assistimos juntos, mas sinto especial apreço em assistir Bob Esponja.

Mas você deve perguntar-se o que eu, adulto e barbado, gosto no Bob Esponja? Há muita conversa por aí a respeito da pseudo-homossexualidade do ingênuo Bob e de seu amigo Patrick, o que já garantiria a curiosidade, mas o que mais me fascina na série são os personagens teóricamente adultos, Lula Molusco e Seu Siriguejo.

O mau humor de Lula e a avareza de Sirigueijo, sentimentos humanos bem menos escandalosos que a teórica homossexualidade do personagem principal, são as características mais marcantes de suas personalidades. E não é por acaso que sejam exatamente elas que os definam como os personagens adultos no filme.

Gosto especialmente de Siriguejo. Ele é avarento e ganancioso, um capitalista pronto a aproveitar a mínima oportunidade de ganhar dinheiro, mas é interessante que ele não seja multimilionário. Sirigueijo não parece ter nenhum talento aparente que o faça extremamente rico, tanto que em um dos episódios, um dos seus antigos cozinheiros reaparece multimilionário, literalmente nadando em ouro. Enquanto isso, Siriguejo está preso à espelunca que é o seu restaurante porque é apenas ali que ele pode explorar a vida sem perspectiva de Lula Molusco e a ingenuidade de Bob.

Sirigueijo é um desses atravessadores da vida real, gente com nenhuma habilidade especial que nasceu para “terceirizar” serviços e explorar e predar o próximo.

A grande lição no sub-texto — sempre há alguma — é que avareza e ganância, afinal, não tornam ninguém rico.

5 comentários sobre “Seu sirigueijo

  1. Excelente!
    Concordo plenamente!
    Para mim, Bob Esponja é o Pequeno Principe moderno.
    A leitura de um adulto é diversa a de uma ciança, mas é interessante para ambos.

  2. Concordo plenamente com você…aliás, compartilho o gosto. Embora com 40 anos, sou um apaixonado por desenhos animados (os mais tolos, não esses metidos a modernos, que só tem pancadaria e chatice). Sempre que posso, assisto algum (geralmente tem que ser depois da meia-noite, pois antes disso, os ditos desenhos sem graça dominam a tela). Mas, enfim, nada melhor, depois de uma jornada tripla de trabalho, do que relaxar assim…

    A propósito, também acompanho seu blog sobre F-1, frequento todo dia e gostaria de fazer propaganda do meu blog, que fala de defesa do consumidor, aguardo sua visita: http://www.oconsumidorvirtual.blogspot.com

  3. Olá, Edgard. Obrigado por gastar parte do seu tempo lendo os meus blogs que não tem o mesmo caráter útil que o seu.

    Obrigado e prometo estar atento ao “Consumidor Virtual.”

    Abração!

  4. Becken, fique a vontade, a casa é sua. O http://www.consumidoremdebate.blogspot.com está a disposição.
    Quanto ao quesito utilidade, não seja tão modesto…tudo bem que todos somos consumidores e precisamos estar atentos sempre e em dia com nossos direitos…mas a F-1 faz parte da minha vida há muito tempo e você me proporciona um contato bem de perto com tudo isso. Eu que agradeço poder participar de seu blog, muito bem pensado e com ótimas opiniões. Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s