“Why I’m Quitting Tobacco”

Segundo meu amigo Mason Cooley, a única cura para uma obsessão é, paradoxalmente, contagiar-se com outra. Dito isso, ando curando minha obsessão com a F1 alimentada nos últimos quatro anos com a genial série americana Mad Men.

Em um espaço de 6 messe, atravessei o grande mar de mais de 50 episódios acompanhando a jornada de Don Drapper, sua agência de publicidade, família e amantes através da década de 60 e nos sentimos, mais e mais, atraídos pela detalhista, complexa e delicada série.

É preciso assistir a todos os episódios para ter completo acesso às tramas e sub-tramas, mas o episódio 12 da quarta temporada trouxe talvez o mais “prafrentrex” dos anúncios feito pela Sterling Cooper, agora Sterling Cooper Drapper Pryce.

Encurralado e a ponto de enfrentar uma naufragante bancarrota pela “bota” tomada de seu maior cliente, a “tabacaria” Lucky Strike, Don escreve uma carta aberta a futuros clientes; Um anúncio de página inteira no New York Times, reproduzido abaixo:

“Why I’m Quitting Tobacco”

“Recently my advertising agency ended a long relationship with Lucky Strike cigarettes, and I’m relieved.

For over 25 years we devoted ourselves to peddling a product for which good work is irrelevant, because people can’t stop themselves from buying it. A product that never improves, that causes illness, and makes people unhappy. But there was money in it. A lot of money. In fact, our entire business depended on it. We knew it wasn’t good for us, but we couldn’t stop.

And then, when Lucky Strike moved their business elsewhere, I realized, here was my chance to be someone who could sleep at night, because I know what I’m selling doesn’t kill my customers.

So as of today, Sterling Cooper Draper Pryce will no longer take tobacco accounts. We know it’s going to be hard. If you’re interested in cigarette work, here’s a list of agencies that do it well: BBDO, Leo Burnett, McCann Erickson, Cutler Gleason & Chaough, and Benton & Bowles.

As for us, we welcome all other business because we’re certain that our best work is still ahead of us.

Sincerely,

Donald F. Draper – Creative Director – Sterling Cooper Draper Pryce.”

A carta anúncio é um soco no estômago da “maligna” indústria do cigarro. É uma denúncia que alguns, rapidamente, acusarão de cinismo travestido de desespero — já que Don é, ele mesmo, uma chaminé ambulante quando sob tensão ou em cada um de seus “pós-coitus”. Mas o ponto é que ela revela tanto a genialidade moderna e vanguardista publicitária de Don — o motor criativo por trás da agência — quanto a ainda retrógrada forma de tocar o negócio de seus sócios, que foram pegos de calça curta amaldiçoando o seu diretor criativo depois da leitura matinal.

Curioso que no “chão de fábrica” da agência, entre secretárias, diretores de arte e redatores, Don inspirou claro orgulho.

A série é, basicamente, a jornada de Don através das grandes transformações sociais da década de 60, mas de vez em quando produz estes pontos luminosos de genialidade publicitária.

Don salvará a sua agência atraindo outro grande cliente? Saberemos apenas em 2011…

Um comentário sobre ““Why I’m Quitting Tobacco”

  1. Becken;

    Não abandone sua obsessão pela F1. Sei que ela é saudável e para os que gostam faz bem. Ainda espero pela volta do F1 Around, de longe meu blog de F1 preferido. A ‘vida real’, portanto, é mais importante, mas aquele blog era uma pérola no mundo da internet.

    Não sei se você lê as notícias de F1 todos os dias ou se ainda assiste corridas, mas sem dúvida a F1 é um vício que quando se apodera de você, talvez nunca mais saia. E no seu casso sei que não sairá, por isso não fuja dela.

    Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s