Steve Jobs — a biografia

Steve Jobs era um grande filho da puta. Manipulador, tirano, brutal no trato com empregados, sádico e sem empatia. Era capaz de demitir toda uma divisão da Apple em uma convenção.

Ao menos é esta a impressão que você tem ao ler as primeiras 100 páginas de sua espetacular biografia escrita por Walter Isaacson.

À medida que você avança em sua história, no entanto, mais camadas de sua complexa e intensa persona vêm à tona e do meio para o fim do livro você já está comovido com a inevitabilidade de sua morte.

Há muitos detalhes sobre sua total falta de tato com o próximo, além de um amplo retrato das cataclísmicas revoluções e inovações feitas por ele na indústria da informática — que desdobraram-se em outras revoluções. Mas são os pequenos fatos de sua vida cotidiana que temperam e dão vívido sabor ao livro.

Por exemplo: Jobs chorava muito quando jovem. Decisões capitais, ou mesmo fatos irrelevantes como a decisão de qual número de crachá na Apple ele ostentaria — se número 1 (que acabou ficando mesmo com Wozniak. Ele ficou com o número zero) ou 2 — eram seguidos de intensa briga e posterior choro, com ele debulhando-se em lágrimas.

Ou: Jobs tinha uma tendência a tomar decisões ou fechar negócios enquanto fazia longas caminhadas com seu interlocutor em Palo Alto, nos quarteirões em torno de sua casa.

Mas o mais fascinante em todo o livro foi descobrir que a procura de Jobs por simplicidade e minimalismo nos produtos da Apple era, no fundo, uma extensão muito arraigada de sua personalidade: suas refeições, seus gostos estéticos, sua casa, tudo a sua volta era permeado de simplicidade e destituido de qualquer ostentação.

Talvez seja esta a grande lição que me fica do livro: Jobs sabia através desta simplicidade que as coisas levam a seus opostos; Que o prazer vinha da moderação e que grandes colheitas podem vir de lugares áridos.

É um grande livro sobre um homem admirável.

2 comentários sobre “Steve Jobs — a biografia

  1. É… Mas não sei até que ponto ele serve de exemplo. Admiro, e muito, a obra mas quanto a personagem… Tenho muitas restrições! Em tempo, o livro realmente é muito bom! E o meu Mac Retina, é maravilhoso!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s