Eu gostei. Na verdade, eu amei. Muita gente torceu o nariz procurando respingos de plágio no trabalho da Tátil Design, mas foi em vão.

A Marca (com M maiúsculo, mesmo!) das Olimpíadas aqui do Rio, tem tudo no lugar. Pode até se admitir que os três ícones de “mãos dadas” seja um clichê usado e abusado, mas foi a aplicação com propriedade desse símbolo universal no projeto da Tátil que fez a diferença.

Afora a obviedade gráfica do relevo do Pão de açúcar na silhueta da marca, tá tudo elegantemente integradinho ali: a nossa identidade e cultura através das cores; a beleza do Rio; a cordialidade natural do brasileiro e do carioca, e por aí vai…

Tudo bem conjuminado com balanço, ritmo e movimento — valores implícitos de qualquer marca que se pretende representar os jogos olímpicos.

Adicione a tudo isto a qualidade tridimensional, então temos aí uma marca moderníssima, e até inovadora para os padrões olímpicos, que atende à necessidade de imersão visual buscada pelas transmissões em 3D.

Há dois outros elementos simbólicos que eu adicionaria ao caldeirão conceitual. A primeira seria o valor do design brasileiro. Queiram ou não, temos um estilo leve de fazer design por aqui e a marca representa isto muito bem.

Outro aspecto — talvez de valor nacional — está no encontro da marca com as palavras de nosso arquiteto mor, Oscar Niemeyer:

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, na mulher preferida, nas nuvens do céu, nas ondas do mar. De curvas é feito todo o universo. O universo curvo de Einstein.”

— Oscar Niemeyer

Poesia de arquiteto, mas que sintetiza bem o belo trabalho da Tátil Design, agora também orgulho nacional.

MAKING OF DA MARCA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s